Jump to content

Foto

Linux para iniciantes


  • Please log in to reply
Este tópico ainda não possui respostas

#1
Dark Reaper

Dark Reaper
  • Grupo: Membros Veteranos
  • Membro n°: 6
  • Respostas: 2.792
  • Reputação: 705
  • Tópicos: 2.341
  • Fãn Desde: 03 Jun 2012
  • País: País
  • Clube: Clube
  • Não Digo

Humor actual: Não defenido

...:::Prémios:::...

           

Linux para iniciantes

 

O presente tutorial apresenta informação básica sobre o Sistema Operativo Linux. Este tutorial parte do princípio que o utilizador não conhece os Sistemas Linux e a sua interação com computadores é feita em Sistemas Operativos Windows pertencentes à Empresa Microsoft ou Macintosh pertencentes à Empresa Apple.
 
pic.jpg
 
Linux é um Sistema Operativo, ou seja, é o programa (software) que faz a ligação entre as peças físicas do seu pc (hardware) e os programas que você utiliza para as mais variadas tarefas como ouvir música, redigir um texto, etc. O Windows, o Mac OS X, o Android são todos Sistemas Operativos e todos funcionam como uma plataforma para tudo o que você realiza no seu pc, tablet ou telemóvel.
Qualquer Sistema Operativo é composto por diversos componentes. Há componentes que servem para iniciar processos e programas que você utiliza, outros servem para lhe mostrar de uma forma gráfica o que você vê no monitor, etc. Ora, podemos então concluir que o Linux faz a mesma coisa que faz o Windows ou o Mac, certo? Boa, Você começa a perceber.

 
Mas se os diferentes Sistemas Operativos fazem coisas semelhantes, então o que é que o Linux tem de especial?
 
O que há de especial no Linux é que ele tem a sua própria forma de funcionar. Ou seja, apesar de fazer coisas semelhantes fá-las de uma forma diferente. Não vamos entrar em pormenores muito técnicos sobre o que o Linux faz de forma diferente mas para você perceber, podemos apontar dois aspetos essenciais que marcam a diferença no Linux:

1 - O Linux funciona de uma forma modular. Esta característica permite ter um sistema operativo infinitamente flexível. Por exemplo, enquanto no Windows você só pode interagir com a sua máquina através do command prompt e do explorer (todo o ambiente gráfico com iniciar, horas etc.) no Linux você pode escolher entre várias opções e acredite, é uma experiência super entusiasmante descobrir novas formas de interagir com um computador! O foco na segurança do sistema é outro aspeto que tem como resultado um sistema operativo mais seguro e quase sem vírus.

2 - Livre! O segundo aspeto é sem dúvida a filosofia que sustenta o Linux. Ele é livre para você utilizar, para você alterar e melhorar e até mesmo para você poder aplicar nas suas atividades comerciais. Até podemos encontrar algumas empresas que cobram o apoio que prestam em sistemas Linux, mas ele é e sempre será Livre! Se você pensar bem, este é um conceito super poderoso. Qualquer pessoa pode estudar, adaptar às suas necessidades, melhorar, partilhar e utilizar o Linux seja para que fim for. Este aspeto tem vindo a sustentar um dos mais admiráveis exemplos de trabalho colaborativo em todo o mundo. O Linux é suportado e desenvolvido por uma vasta comunidade de programadores em todo o mundo e como tal, é inigualável o ritmo com que tem sido desenvolvido.
Devido à liberdade que lhe está subjacente, muitas pessoas em todo o mundo tentaram melhorar o Sistema Operativo e adaptaram às suas necessidades, de forma que existem hoje centenas de variantes do Linux. São chamadas Distribuições ou simplesmente Distros e há-as para todos os gostos. As mais populares são o Ubuntu, Fedora, Debian, Linux-Mint, entre muitas outras. Você pode consultar a evolução e popularidade das Distribuições Linux no site Distrowatch e pode também consultar descrições e pormenores sobre cada distribuição aqui no linuxando, na nossa secção distros.
 
 
Quem iniciou este projeto?

O Linux foi iniciado pelo Engenheiro de Software Finlandês Linus Benedict Torvalds que ainda hoje é o coordenador central deste projeto. Torvalds nasceu a 28 de Dezembro de 1969 em Helsínquia e foi o criador do primeiro Kernel Linux. O Kernel é o núcleo ou coração do sistema operativo. Atualmente Linus Torvalds dedica-se a tempo inteiro ao Linux na Linux Foundation.

 
Quais são então os pontos fortes e os pontos fracos do Linux?
 
A favor:
É Livre e sempre será!
É mais flexível que os restantes Sistemas Operativos devido à sua composição modular!
É menos suscetível a infeções e danos por vírus informáticos!
É mais seguro para os utilizadores devido ao sistema de permissões de ficheiros!
Apresenta um infinito leque de alternativas, por via das diferentes Distribuições existentes.
As diferentes Distros têm grandes comunidades de apoio organizadas e espalhadas por fóruns em todo o mundo, sempre prontas a ajudar quem se está a iniciar no Linux.

Contra:
Um dos pontos fracos do Linux resulta da sua diversidade. É que o desenvolvimento do Linux por diversas pessoas leva a que as Distros sejam diferentes e os mesmos comandos não funcionem em distros diferentes.
Por exemplo, para instalar um software na linha de comandos você pode ter de fazer:
 

yum install nomedosoftware no Linux Fedora

ou:
 

apt-get install nomedosoftware

no Ubuntu, entre outros.

 

 

Conclusão

Apesar de ser apenas um Sistema operativo o Linux iniciou uma revolução mundial ao assumir a Liberdade do conhecimento como a sua principal marca. É esta filosofia que motiva e entusiasma milhões de pessoas em todo o mundo.
Você pode experimentar várias distribuições Linux sem que tenha de alterar as configurações do seu pc atual. Veja nosso tutorial sobre como experimentar o Linux sem interferir ou por em risco o seu PC.


  • malaman e AKUMA gostaram disto
Todos os ficheiros disponibilizados por mim encontram-se livremente acessíveis na Internet! Não sou proprietário de qualquer ficheiro, no seu todo ou em parte, e os mesmos são disponibilizados livre e gratuitamente, sem contrapartidas de qualquer espécie, num espírito de partilha universal. Assim sendo, se o legítimo proprietário de algum ficheiro aqui disponibilizado o queira ver retirado, queira fazer o favor de o comunicar, e o mesmo será retirado de imediato no mais curto espaço de tempo possível.